Anapu


download__4_.jpg
         
As origens do município de Anapu estão relacionadas com a construção da Rodovia Transamazônica e com o Programa de Integração Nacional (PIN), instituído em 1970 e implantado a partir de 1971, pelo governo federal. O objetivo do PIN era o de desenvolver um grande Programa de Colonização e Reforma Agrária dirigida na Amazônia, trazendo trabalhadores sem terra de diversos pontos do Brasil, em especial do Nordeste. A rodovia Transamazônica constituía-se no eixo ordenador de todo o Programa e no Pará o trecho Marabá-Altamira foi objeto de planejamento e investimento especial. A localidade foi elevada à categoria de Município e Distrito com a denominação de Anapu, pela Lei Estadual nº 5.929, de 28 de dezembro de 1995, desmembrado dos municípios de Pacajá e senador José Porfírio, sendo instalado em 01 de janeiro de 1997.                                        Etimologia - Anapu: termo de origem geográfica, em referência ao Rio Anapu.

Significado do nome: O topônimo origina-se do tupi 'anã', que significa Forte, Grosso e 'pu', ruído: ruído forte. Possivelmente é referência ao barulho produzido pelo volume d'água do caudaloso rio.

Aniversário da cidade: 28 de dezembro

População: 22 225 habitantes

Características: 

lavoura permanente: banana, cacau, café, coco-da-baía, mamão, manga, pimenta-do-reino e urucum.
lavoura temporária: abacaxi, arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, melancia, milho, sorgo, tomate.
pecuária: rebanho bovino.
extração vegetal e silvicultura: açaí, castanha-do-pará, carvão vegetal, lenha e madeira.

Clima: equatorial.

Como chegar: Localização Sudoeste Paraense.

Limites: Portel (norte); São Félix do Xingu (sul); Pacajá e Novo Repartimento (leste); Senador José Porfírio e Vitória do Xingu (oeste).

Acesso Rodoviário: BR 230
Distância de Anapu, da capital de Belém: 700 km.